D'AUMON é o nome artístico de Hugo Dalmon, que nasceu em 1988, em Volta Redonda, interior do Rio de Janeiro. Graduou-se em Letras em 2011 e em Design Gráfico em 2023. É autor do Romance Babilônia Encantada (2012); da Novela Juvenil Quero me lembrar de você, Amy Winehouse (2014), do Romance Fábula de viagem no tempo (2017) e da noveleta Os Vampiros de Nova Bran (2020). Ainda, autor de alguns contos, como principais: JesusEva&Adão (2020); e Amofro: Especial de Natal de Fábula de Viagem no Tempo (2022). Em 2024, foi selecionado para a Segunda Coletânea PodLetras com o conto O Livro que amou Celeste; bem como, foi selecionado para a Coletânea New Beats, da editora Persona, com o conto Informação Privada.
D'AUMON começou com poemas aos 12 anos. Produzia fanzines na adolescência. Aos 17 anos lançou, junto a um amigo, um livreto independente, Dezcontos (2006), que trazia cinco contos de cada um. E, no alto estilo da geração mimeógrafo, vendeu em eventos culturais voltarredondenses.
Para além da carreira como escritor, esteve em sala de aula ensinando gramática, leitura e redação entre 2010 e 2018 nas redes pública e privada de Volta Redonda. Em 2018, se mudou para Nova Friburgo, onde se dedicou ao ofício de ilustrador e iniciou sua transição de carreira.
Foi selecionado, em 2020, para o Festival Online ConectArte (da Secretaria Municipal de Nova Friburgo) e ministrou a oficina "Espaço Interno" - uma oficina de escrita criativa. Em 2021, protagonizou uma ação LGBTQIA+, no dia 28 de Junho, no jornal da afiliada da Rede Globo, InterTV. Se tornando um dos virais daquela semana. No mês seguinte, foi convidado pelo mesmo jornal a criar 50 ícones caricatos, que representassem de forma divertida cada uma das cidades de cobertura, para que ilustrassem a "Corrida das Vacinas", um quadro que acompanhou o avanço da vacinação de Covid-19.
Já em 2022, novamente, foi selecionado no edital aberto para o Festival ConectArte 2022, no qual ministrou um workshop chamado "Comece pelo que você tem", nele instruiu a pintura digital a partir do uso de Smartphones. Ainda em Nova Friburgo, foi selecionado para o FENF (Festival de Esquetes de Nova Friburgo) no ano de 2023, com o curta-metragem ilustrado (Não animado, é um animatic) chamado Amélia (baseado em seu livro Fábula de Viagem no Tempo), roteirizado e narrado pelo seu marido e com ilustrações, edição e sonoplastia de D'AUMON.
